Unidade Residencial - Enquadramento Geral

Logótipo Unidade Residencial

Unidade ResidencialUnidade ResidencialA Unidade Residencial, no quadro das diferentes valências da CERCIPENICHE, constitui um recurso afecto ao Centro de Reabilitação Profissional de Penich

e (CREAP). Esta unidade tem por objectivo proporcionar uma resposta residencial a jovens do sexo masculino, maiores de 16 anos, abrangidos pelos programas de formação profissional desenvolvidos no CREAP, que sejam oriundos de agregados familiares desestruturados ou cujos progenitores se encontrem com problemas de incapacidade temporária ou permanente, ou ainda em situações de abandono familiar.

Podem beneficiar também, deste serviço jovens que sejam oriundos de zonas residenciais que não permitam a compatibilização de horários de transporte com o horário de actividade formativa.

Pretende esta valência, proporcionar condições facilitadoras do desenvolvimento da autonomia dos residentes, assegurando-lhes os meios adequados ao nível da sua autonomia pessoal, estabilidade emocional, vivência social, e ainda a criação de condições para um fortalecimento da relação interfamiliar valorizando os laços existentes entre a família e os residentes.

Unidade Residencial acolhe actualmente cinco utentes e conta com o apoio de três auxiliares. Embora tenha sido criada como resposta temporária, de funcionamento apenas durante os dias úteis, ocorreram situações de necessidade permanente, daí que o funcionamento se tenha adaptado para dar resposta a este tipo de solicitações. Neste momento, funciona trezentos e sessenta e cinco dias por ano, sendo parcialmente financiada pela Segurança Social.

A CERCIPENICHE aposta na construção de uma residência, denominada PORTO DE ABRIGO,que permita dar resposta a um grupo mais alargado de pessoas com deficiência que frequentam diversas valências com enquadramentos familiares altamente deficitários ou em risco de o vir a ser.

© Cercipeniche. Todos os direitos reservados.