Visitas a Artesãos da Cerâmica – Zona Oeste

No dia 25 de Junho foi um grupo do CERISC fazer várias visitas a Ceramistas. O Grupo era composto por Joaquim Onofre, Emanuel Tavares, Frederico Abreu, Paulo Sérgio, Jacinta Teófilo, Nelson Faria e Bruno Pinto. Foram acompanhados pela Sofia Grilo e Paulo Baratizo. Primeiro fomos à Columbeira visitar o Thomas Schitteck, um artista que dispensa apresentações.

Recebeu-nos na sua casa e mostrou-nos a sua decoração. Tem um jardim lindíssimo com várias obras suas espalhadas pelo espaço. Também visitamos o seu atelier onde nos mostrou os seus últimos trabalhos. Depois seguimos para o Painho para visitar o Paulo. É outra área da cerâmica, ele trabalha com moldes. Também visitamos a fábrica e o espaço utilizado para a criação de peças. Muito simpático, deu um brinde a cada um de nós. Já atrasados para o almoço lá nos apressamos até ao Mac Donald’s. Aproveitamos para visitar o Jardim das Caldas que por sinal fica perto da Loja do Pedro Braz, outro ceramista conceituado. Gostamos muito de ver a sua loja e suas peças. Já não restando muito tempo, fomos comprar material à Loja do Ceramista. Foi um dia em cheio mas enriquecedor.

Gostei do Thomas, tem peças muito lindas de cerâmica e colunas e quadros. Também havia um senhor que fazia moldes de canecas com caveiras para beber cerveja.
Frederico Abreu

Gostei de conhecer o Thomas, ele é muito amigo. Tinha colunas de azulejo no jardim que faziam um arco-íris e estava a trabalhar numa coluna para enviar para Alemanha. Também tinha uma maquete do aqueduto de Óbidos.
Emanuel Tavares