Um Dia nos Bombeiros por 5 Dias

Foi com imenso agrado e satisfação que a Cercipeniche recebeu um convite da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente para participarem numa iniciativa com o tema "Bombeiros por 5 Dias" onde um grupo de 72 crianças (Mini-Recrutas) puderam adquirir diversos conhecimentos e aprendizagens.

"Notícia da responsabilidade do grupo de Divulgação e Comunicação do CERIN"

Os temas abordados ao longo da semana foram:
- Ordem Unida (marchar); - Incêndios urbanos e industriais (utilização extintores e a busca e o salvamento);- Prevenção de incêndios florestais; - Primeiros socorros em trauma; - Suporte Básico de Vida no adulto e pediátrico; - Avaliação de parâmetros vitais; - Comunicações; - Salvamento e Desencarceramento.
No último dia do evento, dia 12 de abril, nas instalações dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã, foi realizado um intercâmbio/partilha de conhecimentos com as duas organizações convidadas (Adapecil - Lourinhã e Cercipeniche - Peniche), que ficaram a conhecer a dinâmica das atividades diárias de uma corporação de Bombeiros.
Os Mini-Recrutas tiveram a responsabilidade de ensinarem como se deve atuar numa situação de PCR – Paragem Cardio Respiratória às pessoas com deficiência intelectual. Toda a atividade contou com a colaboração e vigilância permanentes da equipa dos Bombeiros Voluntários da Lourinhã.
Os clientes puderam conhecer todos os meios, equipamentos e as dinâmicas das atividades do dia-a-dia dos Bombeiros.
O dia terminou com uma cerimónia protocolar de encerramento que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã e várias entidades locais, onde se efetuaram as entregas dos certificados e se cantou o hino nacional. Aos clientes da Cercipeniche foi oferecido um boné como recordação deste dia memorável.
"Gostei muito do convívio e de aprender coisas novas sobre a nossa saúde"
Inês Costa