Cercipeniche presente na Conferência "Participação Politica e Cidadania das Pessoas com Deficiência"

No dia 26 de março de 2019, três autorrepresentantes do Cerin acompanhados pela Ana Rita Loureiro participaram numa conferência intitulada "Participação Política e Cidadania das Pessoas com Deficiência" na Assembleia da República Portuguesa. Este evento foi organizado pelo Mecanismo Nacional de Monitorização da Implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

"Notícia da responsabilidade do grupo de Divulgação e Comunicação do CERIN"

Nesta Conferência o Vice-Presidente da Assembleia da Republica, Dr. Jorge Lacão, deu as boas vindas aos participantes e também falou sobre a sociedade em que vivem as pessoas com deficiência, e a Presidente do mecanismo, Dra. Paula Campos Pinto falou-nos da importância da participação politica das pessoas com deficiência para cumprir a Convenção.
Estiveram também presentes vários representantes dos diferentes grupos parlamentares (CDS-PP,PS,PSD, Bloco de Esquerda e PCP) refletiram sobre as medidas existentes no âmbito do apoio às pessoas com deficiência em Portugal, nomeadamente sobre a Escola Inclusiva, o direito ao voto, as barreiras arquitectónicas, a vida independente, os Centros de Apoio à Vida Independente, o envelhecimento, entre outras temáticas.
Seguiu-se a apresentação de propostas para promover a participação política e a cidadania das pessoas com deficiência onde falamos do sistema voto acessível da participação das pessoas com deficiência nas listas eleitorais, do ensino superior adaptado e da inclusão na vida académica por parte das pessoas com deficiência.
Os autorrepresentantes da Cercipeniche tinham previamente enviado um texto com uma ideia para ser debatida, mas infelizmente esta não foi selecionada. A nossa questão, centrava-se na pouca visibilidade que tem nos debates e medidas públicas a deficiência intelectual. Grande parte das questões abordadas centra-se na deficiência motora ou sensorial ou em medidas que não abrangem as necessidades ou especificidades da deficiência intelectual mas, uma vez mais e, apesar de considerarmos esta iniciativa bastante interessante, a deficiência inteletual ficou um pouco à margem, sendo poucas vezes falada nos discursos.
A Sessão de Encerramento contou com uma reflexão final da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Dra. Ana Sofia Antunes que nos fez uma abordagem geral sobre o tema e o Vice-presidente do Mecanismo agradeceu também a nossa presença nesta Conferência e disse nos para refletirmos nestes assuntos tão importantes para nós.


"Eu gostei muito deste dia e de ouvir os vários deputados e as ideias que cada partido esta a tentar implementar na nossa sociedade"
Cláudio Figueiredo

"Gostei muito da participação dos vários deputados nesta conferência e o fato de terem falado na Vida Independente"
Bernardina Codinha