Jogos Tradicionais - Praça do Moinho

Desde início que o objetivo principal deste projeto, foi fundamentalmente a interação intergeracional – pessoas com deficiência, população sénior e crianças, no vivenciar e na partilha de experiências relacionadas com os jogos tradicionais, na promoção de valores como a solidariedade, o património cultural e a inclusão. Estes serão um estímulo à promoção da nossa identidade, na inclusão das pessoas com deficiência, porque relatam a história e a cultura da nossa região e do nosso país.

Lançado o desafio aos nossos parceiros, os jogos que selecionámos, entre uma quantidade imensa de tantos outros, pensamos serem aqueles que se adequavam, tanto aos clientes da Cercipeniche que atendemos, população sénior, como a população mais jovem, e são eles: O Jogo da Banca, O Jogo da Carreta, A Corrida de sacos, A Macaca ou Aeroplano, O Jogo dos Batos, Saltar à corda, O Macaquinho do Chinês, O Jogo da Malha/Chinquilho, O Jogo do Pião, O Jogo do Galo, O Jogo do Burro, O Jogo do Telefone, Aqui vai o lenço…, O Jogo da Corda de Tração, A Barra do Lenço, O Jogo das Latas, O Jogo do Arco e O Jogo da Chula.
O passo foi seguinte foi fazer o convite a comunidade escolar, famílias dos clientes, à população sénior e à comunidade em geral para a participação ativa nas atividades que iríamos desenvolver. Com o objetivo de aprender hábitos dos avós que foram crianças num mundo menos digitalizado, criar curiosidade na geração jovem para aprender jogos tradicionais que praticamente não são jogados nos dias de hoje. Ao contrário dos jogos de computador e outros jogos eletrónicos, os jogos tradicionais incentivam à relação e no estreitar laços afetivos entre os jogadores e ao mesmo tempo serem fisicamente ativos.
Até ao final de dezembro contámos com 331 participantes, que jogaram conjuntamente com os Clientes do ocupacional da Cercipeniche.
Ao longo do ano estaremos a dinamizar este projeto, e estaremos disponíveis, através de marcação prévia pelo telefone 262787477 ou por mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. para receber todos aqueles que nos quiserem visitar e vivenciar os Jogos Tradicionais na Praça do Moinho.
Este projeto foi financiado pelo Programa de financiamento a Projetos do INR – Instituto Nacional de Reabilitação, sem o qual não seria possível colocarmos em prática nas mesmas condições.
“O jogo é o mais eficiente meio estimulador das inteligências. O espaço do jogo permite que a criança ou até o adulto, realize tudo quanto deseja” Celso Antunes
Cerisc-Cercipeniche