Conferência Europeia de Autorrepresentantes em Espanha

De 1 a 4 de Outubro um grupo de 3 autorrepresentantes da Cercipeniche teve a oportunidade de participar numa Conferência Internacional sobre o tema da Autorrepresentação e que contou com a participação de 27 países de todo o Mundo. Portugal participou com 15 autorrepresentantes de 5 organizações nacionais (CERCILISBOA, CERCIMB—Barreiro, CERCIPENICHE, CERCIPOM—pombal e CERCIZIMBRA—Sesimbra). Esta iniciativa foi organizada pela Inclusion Europe, Plena Inclusion e EPSA (Plataforma Europeia de Autorrepresentantes). A Conferência Europeia de Autorrepresentantes realizou-se na Fundação da Vodafone em Madrid, Espanha.

Notícia elaborada pelos clientes do grupo de “Divulgação e Comunicação” do CERIN


Durante estes dias os autorrepresentantes tiveram um programa muito preenchido onde participaram em diversos Workshops/Sessões de Trabalho com as seguintes temáticas: - Quem é a melhor pessoa para me apoiar?; Tomar decisões sobre a minha própria vida?; Tomar decisões com ajuda?; Votar: Ter a certeza de que compreendo o que é e como fazer; Se eu não entender a comunicação não é útil! Conversar sobre a Autorrepresentação! Como gerir o meu dinheiro? Vamos falar sobre sexo; Sem palavra: Outras formas de tomar decisões sobre a minha vida; Comunicação fácil. Também estivemos em Workshops de Expressão onde abordámos outros temas: Sentir emoções; Formas criativas de procurar emprego-como fazer um curriculum; Linguagem do corpo através da música; Direitos e poesia; Desenhar para nos exprimir-mos; Como me proteger na internet.
Os Workshops foram dinamizados por pessoas com deficiência intelectual e motora e orientados pela pessoa de apoio que tinha como objetivo facilitar a comunicação entre as pessoas com deficiência e os assuntos falados. Realizámos diversas dinâmicas para facilitar a compreensão dos assuntos mais complexos e havia tradução ao mesmo tempo, pois as línguas que se falavam mais eram o inglês e o espanhol.
Foi uma experiência muito importante para todos nós. Realizámos uma visita à cidade de Madrid onde vimos alguns monumentos e espaços muito conhecidos da cidade. Passeamos até ao Palácio Real e tirámos fotografias com a “estátua do urso e do medronho” que tem uma história muito importante e simbólica em Madrid. Visitámos algumas lojas de comércio onde compramos souvenirs (lembranças para as nossas famílias e amigos). Passeámos por alguns jardins públicos da cidade e fomos apreciando a beleza dos edifícios e monumentos antigos. Achámos a cidade de Madrid muito bela e grande.
Numa das noites fomos a uma cerimónia de lançamento da nova imagem da organização Plena Inclusion que se realizou na Câmara Municipal de Madrid. Nesta cerimónia ouvimos algumas vezes o nome de Portugal e um dos Portugueses subiu ao palco e agarrou a nossa bandeira. Foi um momento bonito. O edifício ficou cheio de luzes verdes pois a cor do logótipo da Plena Inclusion era verde (um trevo símbolo de sorte e esperança).
Esta experiência dignificou-nos como pessoas e incentivou-nos a lutarmos pelos nossos direitos de igualdade sem esquecermos os nossos deveres. Precisamos aprender a ter mais autonomia para podermos ser aceites nas nossas comunidades e para isso precisamos do apoio e ajuda de todos os profissionais que estão connosco no dia-a-dia.

© Cercipeniche. Todos os direitos reservados.