Equipa CercipenicheServiço EducacionalCREAPCERISCEnclave - BeijaflorPorto de AbrigoA CERCIPENICHE, Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados, CRL, foi criada em 1977 por escritura pública datada de 12 Outubro. É uma cooperativa de solidariedade social, sem fins lucrativos, membro honorário da Ordem de Instrução Pública, que desenvolve um vasto conjunto de atividades de apoio para públicos desfavorecidos, nomeadamente pessoas com deficiência ou com outro tipo de dificuldades de inserção social e profissional.

Esta organização resultou do culminar de um processo que envolveu familiares de crianças com deficiência mental, profissionais de diversas áreas e autarcas, na procura de uma resposta local para um grupo de crianças cujas necessidades não eram respondidas de forma minimamente aceitável pelas estruturas do Sistema de Ensino. Inicialmente a Cooperativa ficou instalada num edifício pertencente à Câmara Municipal de Peniche e onde funciona atualmente o Serviço Educacional.

A partir dos apoios previstos no Decreto-Lei nº388/79, foi criado o Centro de Reabilitação Profissional de Peniche, um edifício construído de raiz para o desenvolvimento de atividades de preparação pré-profissional, que viria a entrar em funcionamento em Janeiro de 1988, na altura já adaptado para o desenvolvimento de ações de formação profissional para pessoas com deficiência.

Em 1992, foi também criada uma Unidade Residencial de apoio a jovens integrados em ações de formação profissional, com capacidade para seis residentes.

Nesta mesma altura, inicia-se a negociação com os Serviços Regionais de Segurança Social, com vista à criação de um Centro de Apoio Ocupacional. Este Centro, provisoriamente instalado de forma repartida no Serviço Educacional e no Centro de Reabilitação Profissional, passou mais tarde a ter instalações próprias construídas com apoio de verbas do PIDDAC e do FEDER. Deste modo, o CERISC, Centro de Recursos para a Inserção Social e Comunitária abriu oficialmente as portas em 1998, e é um espaço aberto e dinâmico a partir do qual são desenvolvidas atividades de apoio ocupacional e apoio pelo trabalho.

Em 1996, a celebração de um protocolo de cooperação com o Centro de Empego de Caldas da Rainha, permitiu a criação de uma UNIVA, Unidade de Inserção na Vida Activa. A UNIVA é um serviço gratuito de orientação , acompanhamento e informação acerca de programas e medidas de apoio ao emprego e à inserção/reinserção no mercado de trabalho e que tem como destinatários jovens com dificuldades de inserção na vida activa, população à procura de emprego ou formação profissional e empresários.

Em Janeiro de 1997, foi também criado um enclave de prestação de serviços nos domínios da jardinagem, manutenção e limpeza, denominado Beija-Flor, e que possibilitou a contratação de nove pessoas com deficiência.

Mais tarde, em Fevereiro de 2004 entrou em funcionamento o "RUMO AOS SABERES", Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (CRVCC) promovido pela CERCIPENICHE, co-financiado pelo PRODEP III com enquadramento e acompanhamento da Direcção Geral de Formação Vocacional.

Para além dos serviços acima referidos, desde a abertura do Centro de Reabilitação Profissional, a CERCIPENICHE disponibiliza à comunidade um conjunto de serviços, designadamente nos domínios da hidroterapia, terapia da fala, fisioterapia e psicologia.

Mais recentemente, a CERCIPENICHE assumiu-se como cofundadora de uma cooperativa de solidariedade social, a Acompanha, cujo objetivo é a prestação de serviços de apoio domiciliário a idosos e pessoas dependentes.

Se por um lado, a Cercipeniche é detentora de variadas ferramentas de qualificação e formação, por outro tem vindo a desenvolver e aprofundar uma rede de trabalho local, assente no desenvolvimento de parcerias. Faz parte do Conselho Municipal de Educação (CME), do Grupo Local de Acompanhamento ao Rendimento Social de Inserção e do Conselho Local de Ação Social (CLAS), no qual colabora no Grupo de Educação, Formação e Emprego. Para além disso, tem sido parceira de vários projetos desenvolvidos a nível local e regional.

Atualmente, a CERCIPENICHE constitui como prioridade a construção do Lar Residencial Porto de Abrigo. O projeto surge da necessidade de, com a máxima urgência, serem localmente encontradas soluções residenciais para pessoas com graves défices de autonomia e sem enquadramento familiar suscetível de poder garantir condições mínimas de segurança, conforto e dignidade. Do ponto de vista conceptual, e tendo em conta as situações sinalizadas no Concelho, o Lar Residencial Porto de Abrigo foi especialmente pensado para receber pessoas com deficiência intelectual e multideficiência. Do ponto de vista funcional, a estrutura distribui-se por dois polos interligados com capacidade para receber pelo menos doze residentes cada. A localização do edifício, atualmente em construção, é privilegiada, já que este se situa na Praia da Consolação, um dos locais mais procurados do Concelho pelas suas caraterísticas climáticas únicas, em terreno para o efeito vendido por um valor simbólico pela Câmara Municipal de Peniche.

Criar oportunidades para a igualdade tem sido a missão da Cercipeniche ao longo de mais de 30 anos de existência e, para tal, tem vindo a promover metodologias, ações e instrumentos que avalia continuamente no sentido da melhoria da sua eficácia e eficiência. Tanto assim é que, a 8 de Maio de 2004, a Cercipeniche foi homenageada através da atribuição pelo Grão Mestre das Ordens Honoríficas Portuguesas, o então Presidente da República Jorge Sampaio, do diploma da Ordem de Instrução Pública, como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nos domínios da educação e formação.

Entidades Financiadoras

Governo de portugalGoverno de Portugal Ministério da Educação e CiênciaUnião Europeia Fundo Social EuropeuPrograma Operacional Inclusão Social e EmpregoPortugal 2020Instituto do emprego e Formação profissional IPSegurança SocialPrograma Operacional Regional do Centro

Parceiros

Município de PenicheFenacerciEscola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de PenicheADEPE - Associação de Desenvolvimento de PenicheAcompanha - Cooperativa de Solidariedade Social

Reconhecimentos e Acreditações

DGERT - Certificação de Entidades FormadorasMembro Honorário da Ordem de Mérito de Instrução PúblicaUm globo inclinado, com uma grelha sobreposta. Na sua superfície está recortado um buraco de fechadura Campanha Eficiência Energética no Facebook

Saturday the 19th. Todos os direitos reservados.